Busca  
 
FIFA

A Fédération Internationale de Football Association (Fifa), principal entidade do futebol no mundo, é responsável pela organização de competições internacionais desse esporte, cujo maior evento é a Copa do Mundo.

Em 8 de maio de 1902, o holandês Carl Anton Wilhlem Hirschmann redigiu um estatuto para reger as relações futebolísticas. O estatuto foi aprovado pela Football Association, da Inglaterra, a mais antiga entidade do futebol. Em 21 de maio de 1904, sete países (França, Espanha, Bélgica, Suíça, Holanda, Dinamarca e Suécia) criaram, em Paris, a Fifa, sob a presidência do francês Robert Guérin. No ano seguinte, após o Congresso de Paris, Alemanha, Áustria, Itália, Hungria e Inglaterra filiaram-se à entidade.

Foi também em Paris que, pela primeira vez, falou-se em Copa do Mundo. Os países podiam inscrever-se até 31 de agosto de 1905, mas não houve adesões. Em 1913, a Fifa passou a ser a quinta participante da International Board, ao lado das quatro associações do Reino Unido. Somente no ano de 1914 foi realizado um novo congresso da Fifa, já com a presença de Jules Rimet. Mais uma vez se falou em Copa, e o holandês Hirschmann chegou a propor que o Torneio Olímpico se tornasse a Copa do Mundo. A Primeira Guerra Mundial fez com que o assunto só fosse retomado em 1919, na Bélgica.

No ano de 1920, foi eleito o novo conselho da Fifa, com Jules Rimet na Presidência – cargo que ocupou por 33 anos – e Hirschmann como secretário honorário. Em 1927, a Fifa mandou duas propostas a seu comitê executivo: realizar, de quatro em quatro anos, a Copa do Mundo e, de dois em dois anos, a Taça do Mundo. Somente no Congresso de 1928, entretanto, as propostas foram mandadas para as federações e ficou decidido que haveria uma Copa em 1930 para todas as entidades filiadas. Assim surgiu o Campeonato Mundial de Futebol. A Fifa decidiu que o país-sede arcaria com todos os gastos do evento, até mesmo com o deslocamento das seleções participantes.

Em 1974, assumiu a presidência da Fifa o brasileiro João Havelange, o primeiro não-europeu a ocupar o cargo. Havelange organizou os Mundiais de 1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998 e promoveu também os Mundiais de Juniores, Juvenis e Feminino. A nova sede da Fifa, em Zurique, foi construída sob sua gestão. João Havelange permaneceu no cargo até o fim da Copa de 1998 e foi nomeado Presidente de Honra da Fifa. O novo presidente da Federação é o suíço Joseph Blatter, secretário-geral da Fifa na administração de Havelange.

Com a crescente popularização do esporte, principalmente depois da realização da primeira Copa do Mundo, em 1930, começaram a surgir as confederações intercontinentais de futebol ligadas à Fifa. A primeira delas foi a Confederação Sul-Americana (Conmebol), criada ainda em 1916. Em 1954, nasceram a Federação Europeia de Futebol (Uefa) e a Confederação Asiática de Futebol (AFC). Em 1957, surgiu a Confederação Africana de futebol (CAF). Em 1961, foram constituídas a Confederação da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e, em 1966, a Confederação de Futebol da Oceania (OFC). Hoje, a Fifa possui 204 filiados no mundo.