Busca  
  Luiz Inácio Lula da Silva   
Material complementar.  


Luiz Inácio Lula da Silva

Líder político e sindical brasileiro
27/10/1945, Garanhuns

Luiz Inácio Lula da Silva é uma das mais expressivas figuras políticas da história do Brasil. Em uma trajetória ímpar, de torneiro mecânico
e líder sindical, que possui apenas o ensino primário, chegou à presidência da República, eleito em 2002. Foi líder das primeiras movimentações operárias no ABC paulista – o mais importante centro industrial brasileiro após o golpe militar de 1964 –, bem como das grandes concentrações na Vila Euclides, em São Bernardo do Campo. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) e, depois de 29 anos sem eleições diretas no Brasil, concorreu pela primeira vez à presidência da República. Embora derrotado por três vezes nas eleições presidenciais, Lula foi um grande líder de oposição e um símbolo de convergência de forças trabalhistas.

Nascido no Nordeste, em uma família de lavradores, fugiu da seca ao mudar-se com a mãe e sete irmãos para o Guarujá
(seu pai já trabalhava na estiva do Porto de Santos, carregando sacas de café), em São Paulo. Tinha então 7 anos e trabalhou como vendedor ambulante de amendoim, tapioca e laranja. Em 1956, a família foi para São Paulo, onde Lula trabalhou como engraxate e office-boy.

Aos 14 anos, ingressou em uma metalúrgica e fez um curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 1975, foi eleito presidente do sindicato, com 92% dos votos. Reeleito três anos mais tarde, liderou pela primeira vez uma greve de operários do ABC. Em 1980, fundou, com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais – lideranças rurais e religiosas – o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi presidente por duas vezes consecutivas. Em 1981, com a intervenção no sindicato devido às greves, Lula foi afastado da presidência do PT, teve seu mandato sindical cassado e acabou sendo preso por alguns dias. De volta à cena política e sob a liderança do PT, assumiu o cargo de presidente de honra do partido em 1995.

Em 1983, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, três anos depois, foi o candidato à Câmara dos Deputados mais votado do país. Candidato à presidência da República em 1989, foi derrotado por Fernando Collor de Mello. Candidato novamente em 1994 e em 1998, foi derrotado em ambas por Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, Lula elege-se presidente com 61% dos votos no segundo turno das eleições, que concorreu com José Serra, ex-ministro da Saúde do governo FHC e candidato à sucessão presidencial pelo
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Apesar dos escândalos do Mensalão, que afetaram o seu primeiro mandato, foi reeleito em 2006, novamente com 61% dos votos válidos, derrotando assim o candidato tucano Geraldo Alckmin.

Atualmente, após conquistar respeito e popularidade no mundo pelo seu desempenho à frente da presidência da República do Brasil, e passando a ocupar um papel ímpar na política internacional, tem sido convidado a dar palestras para empresários. Algumas empresas estão contratando os serviços do ex-presidente com o intuito de motivar e permitir maior visão dos negócios a seus colaboradores.

Além de palestrante, Lula voltou a ocupar o posto de presidente de honra do PT em um ato político celebrado no 31º aniversário do partido, em 10 de fevereiro de 2011. Sendo assim, o ex-presidente retorna à militância política pretendendo viajar pelo país e se aproximar mais do povo brasileiro.

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu no dia 6 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, mas, como só foi registrado no dia 27 daquele ano, passou a comemorar esta como a data de seu aniversário. 


Dica de filme: ABC da greve, de 1990.

Filme documentário dirigido por Leon Hirszman, retrata a greve dos trabalhadores no ABC Paulista, sob liderança de Lula que, em meados da década de 1980, ocupava o posto de presidente do sindicato dos metalúrgicos. O filme está disponível para download em diferentes sites na internet. Vale à pena conferir!